sexta-feira, 29 de maio de 2009

DEFESA DE FOTO

O filme ‘Quando me tornei um artista’ é inspirado em um conto homônimo, e por isso a adaptação para filme foi criada em cima do universo e da linguagem literária. Podemos dizer que o roteiro é dividido em dois tempos: as imagens externas e sem ator, que simbolizam as lembranças do personagem e o mundo externo; e as imagens dentro do apartamento e com o ator, que são sua realidade ou a memória mais fresca, já que ele se suicidou. Por isso escolhemos utilizar tipos diferentes de captação em cada tempo, criando assim um contraste de texturas e cores.
O primeiro tempo, externas em planos bem característicos de São Paulo, será captado com uma câmera hadycam da JVC em fita Mini Dv e o segundo tempo, internas no apartamento na Av. São João, será captado com a SONY HVR-Z7 em cartão CompactFlash e qualidade HD.
A decupagem do filme foi feita em cima dos momentos psicológicos do personagem: maior excitação na cena, maior quantidade de planos. E também de acordo com os tempos e a colagem deles (ou seja, roteiro e edição).
O personagem do filme é um artista plástico, por isso temos como referência maior na fotografia do filme os filmes de Man Ray: fotógrafo, pintor e anarquista norte-americano responsável por inovações artísticas na fotografia. Trabalhou com Marcel Duchamp (com quem fundou o grupo dadá nova-yorquino) e sempre teve influência direta do surrealismo em seus filmes. Fez uso de várias técnicas plásticas, como a solarização, pela qual inverte parcialmente os tons da fotografia no curta-metragem L'Étoile de Mer, de 1928.
Neste mesmo filme, utiliza um vidro escorrido em frente á câmera para criar a sensação de desfocado e enuveado, muito similar á um quadro impressionista, como alguns de Claude Monet, e essa é a técnica que pretendemos reproduzir.





La Promenade, CLAUDE MONET




Cena do filme L'Étoile de Mer, com a técnica do vidro em frente à câmera





L'Été / Le printemps / La Prairie / Prairie à Bezons, CLAUDE MONET, 1874

Barbara Strum (Diretora de Fotografia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário